Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1967-1969 | Arthur da Costa e Silva

Mandato Presidencial: 15.03.1967 a 31.08.1969

BR RJCPDOC CS - Acervo custodiado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - FGV

Área de identificação
Código de referência: BR RJCPDOC CS
Título: Arthur da Costa e Silva
Datas-limite: 1953 - 1972
Nível de descrição: Fundo / Coleção
Identificador: CS
Dimensão e suporte:

Documento(s) Bibliográfico(s):
livro(s): 290 volume(s)
Documento(s) Filmográfico(s):
filme(s) cinematográfico(s): 2 item(s)
fita(s) videomagnética(s): 1 item(s)
Documento(s) Iconográfico(s):
fotografia(s): 5013 item(s)
Documento(s) Textual(ais):
0.24 metro(s) linear(es)
Documento(s) Tridimensional(ais):
fraque(s): 3 item(s)
mobiliário: 6 item(s)
objeto(s) pessoal(is): 3 item(s)
placa (s) comemorativa (s): 3 item(s)

Área de contextualização
Nome de produtor(es):

Silva, Arthur da Costa e

Biografia:

Militar, nascido na cidade de Taquari, estado do Rio Grande do Sul, em 3 de outubro de 1899. Estudou no Colégio Militar de Porto Alegre, na Escola Militar de Realengo, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Armada e na Escola de Estado-Maior do Exército. Integrou o movimento tenentista (1922), participando da Revolta de 5 de julho tendo sido preso e anistiado. Participou da Revolução de 1930, e em 1932 aliou-se às forças que lutaram contra a revolução constitucionalista de São Paulo. Foi diretor da Escola de Motomecanização do Exército (1941-1943), encarregado de organizar a unidade blindada da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em 1943, comandante do 9º Regimento de Infantaria sediado em Pelotas (1946-1948), chefe do estado-maior da 3ª Região Militar (RM) com sede em Porto Alegre (1948-1949), e adido militar junto à embaixada do Brasil na Argentina (1950-1952). Comandou o Núcleo de Divisão Blindada no Rio de Janeiro (1952-1954), a 2ª Brigada de Infantaria em Caçapava (1954-1955), a 3ª RM (1957-1959), e a 2ª Divisão de Infantaria em São Paulo (1959-1961). Promovido a general-de-divisão (1961), assumiu o comando do IV Exército, em Recife (1961-1962). Chefiou ainda o Departamento Geral de Pessoal do Exército, no Rio de Janeiro (1962-1963), e o Departamento de Produção e Obras (1963-1964).Foi um dos principais articuladores do golpe de 1964, que depôs o presidente João Goulart, e integrou o Comando Supremo da Revolução, ao lado do brigadeiro Correia de Melo e do almirante Augusto Rademaker. Ministro da Guerra durante o governo Castelo Branco (1964-1966), desincompatibilizou-se do cargo para candidatar-se às eleições indiretas na legenda da Arena. Em 3 de outubro de 1966, Costa e Silva e Pedro Aleixo foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente pelo Congresso Nacional, com a abstenção de toda a bancada do MDB, partido oposicionista. Em 15 de março de 1967 foi empossado na presidência, e em agosto de 1969 afastou-se do cargo em virtude de uma trombose cerebral, sendo substituído por uma junta militar. Faleceu no Rio de Janeiro, em 17 de dezembro de 1969.

Entidade custodiadora:

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil FGV

História arquivística:

O acervo é formado por documentos reunidos pelo irmão do ex-presidente, Riograndino Costa e Silva e pelo filho, Álcio Barbosa da Costa e Silva. As doações foram feitas em etapas para a instituição.

Procedência:
Doação, Riograndino da Costa e Silva (irmão do titular), 1996
Doação, Álcio Barbosa da Costa e Silva (filho do titular), 1989
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo:

Entre os documentos textuais destacam-se cópias do "Livro de Alterações" do titular, contendo todas as informações relativas à sua carreira militar de 1918 a 1966, além de cópias do atestado médico com diagnóstico de sua doença e atestado de óbito. Documentos audiovisuais: a maior parte das fotografias encontra-se organizada em álbuns, destacando-se os que registram a viagem de Costa e Silva ao Japão, a visita do presidente do Uruguai ao Brasil e visita do titular a Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os filmes apresentam aspectos da sua vida pública, tais como a viagem aos Estados Unidos, Japão, Argentina e Europa, quando o titular era ministro da Guerra, e de sua vida privada. Integra ainda o arquivo um filme sobre formatura da Academia Militar de Agulhas Negras e desfile do Dia da Pátria. As fitas audiomagnéticas contém pronunciamentos do titular, enquanto Ministro da Guerra, sendo uma entrevista à Rádio Gazeta de São Paulo e quatro pronunciamentos em unidades militares (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, 1º Regimento de Infantaria e II Exército). Os principais assuntos abordados são: a preparação e a eclosão do golpe de 1964, o restabelecimento da hierarquia e da disciplina nas Forças Armadas, o governo revolucionário e o papel do exército na política nacional. Os documentos impressos são constituídos de discursos, entrevistas do titular, biografias, obras a respeito do Exército e diretrizes do governo, entre outros.

Sistema de arranjo:

Organizado totalmente

Organização:
Organizado cronologicamente.

Área de condições de acesso e uso
Condições de reprodução:

Copyright: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil 

Outras condições: (C) Caso os documentos textuais estejam microfilmados, são fornecidas cópias exclusivamente a partir dos microfilmes. Para os documentos não microfilmados, são fornecidas cópias xerográficas. A reprodução de fotografias pode ser obtida em papel fotográfico ou em meio digital, mediante a assinatura do Termo de cessão de direito de uso da imagem.

Idioma do material:
  • Português do Brasil
Instrumentos de pesquisa:
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.
Guia dos arquivos do CPDOC. 3ª. Rio de Janeiro. CPDOC. 1996. 264p
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.
Sistema Acessus. Rio de Janeiro. 05/2000
Área de fontes relacionadas
Unidades de descrição relacionadas:
Outros detentores
Casa Costa e Silva, Taquari/RS, BR/CCS/CCS/CS/1
 
Área de notas
Notas:

Após o processo de informatização do acervo do CPDOC, a consulta aos documentos passou a ser feita por meio do Sistema Acessus, acessível no Portal do CPDOC (www.cpdoc.fgv.br). Os antigos catálogos e inventários em suporte papel, embora disponíveis na Sala de Consultas, não têm sido mais utilizados. 

Pontos de acesso
Assunto:

Centro de Informações de Acervos dos Presidentes da República

Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora: BR RJCPDOC
Nível de detalhamento: Completo
Idioma(s): Português do Brasil
Sites associados
Fim do conteúdo da página