Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1930-1945 | Getúlio Vargas

Mandato Presidencial: 03.11.1930 a 29.10.1945 e 31.01.1951 a 24.08.1954

BR RJMRAHI GV - Acervo custodiado pelo Museu da República

Área de identificação
Código de referência: BR RJMRAHI GV
Título: Getúlio Vargas
Datas-limite: 1825 -1984
Nível de descrição: Fundo / Coleção
Dimensão e suporte:

Documento(s) Iconográfico(s): estampa(s): 2 item(s); fotografia(s): 5531 item(s); negativo(s) fotográfico(s): 3 item(s)
Documento(s) Sonoro(s): disco(s): 6 item(s)
Documento(s) Textual(ais): 291 item(s)
Documento(s) Tridimensional(ais):
moldura(s): 1 item(s)
placa(s) de metal: 2 item(s)

Área de contextualização
Nome de produtor(es):

Vargas, Getúlio Dornelles

Biografia:

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em São Borja (RS), no dia 19 de abril de 1882, filho do casal Manuel do Nascimento Vargas e Cândida Dornelles Vargas.
Diplomou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Porto Alegre em 1907. Elegeu-se Deputado Estadual pelo Partido Republicano Rio-Grandense durante os períodos 1909/1912 e 1917/1921. Foi eleito Deputado Federal pelo mesmo partido, assumindo a liderança de sua bancada. No governo Washington Luís, assumiu a função de Ministro da Fazenda entre 1926 e 1927. Em seguida, elegeu-se Presidente do Rio Grande do Sul pelo período 1928/1930. Em 1930 candidatou-se à Presidência da República pela Aliança Liberal e, não sendo eleito, tomou o poder através da Revolução de 30, assumindo a chefia do Governo Provisório de 1930 a 1934. Um de seus primeiros atos no governo foi a revogação de Constituição de 1891. Entre outras instituições, criou, neste período, o Ministério da Educação e Saúde, responsável pela reforma do ensino secundário e superior, e o Ministério do Trabalho, que deu nova orientação à Justiça Trabalhista. Demitiu os Governadores, nomeando Interventores para os estados (com exceção de Minas Gerais). Pressionado pela Revolução Constitucionalista de 1932, Vargas convocou uma Assembléia Constituinte em 1933, que promulgou a nova Constituição em 1934. Em 16 de julho deste ano, Vargas foi eleito pelos deputados constituintes Presidente da República. Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas deu um golpe de estado, instaurando a ditadura do Estado Novo que o manteve no poder até 1945. Em 1937, ele dissolveu todos os partidos políticos e criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) e o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). Durante o Estado Novo, foram fundadas a Usina Siderúrgica Nacional, a Companhia Vale do Rio Doce e o Conselho Nacional de Petróleo.
Com volta da democracia em 1945, Getúlio atuou em dois partidos: o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e o PSD (Partido Social Democrata), sendo eleito Senador na Assembléia Nacional Constituinte de 1946 na legenda do PSD (RS). Em 1950, foi eleito novamente Presidente da República (PTB), desta vez pela via democrática. Contudo, seu governo enfrentou forte oposição. Esta endureceu em 1954, apoiada em uma série de denúncias de corrupção. A situação piorou com a tentativa de assassinato do político e jornalista Carlos Lacerda – forte opositor de Vargas –, na qual veio a falecer o Major Rubens Vaz, que o acompanhava. O crime teria sido encomendado por Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do presidente. Pressionado entre a renúncia ou a deposição, Getúlio Vargas acabou se suicidando, em seu quarto, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1954.
Casou-se com Darcy Lima Sarmanho em 1911, e desse casamento nasceram os filhos Lutero, Jandira, Alzira, Manuel Antônio e Getúlio.

Entidade custodiadora:

Arquivo Histórico e Institucional do Museu da República

História arquivística:

Coleção formada artificialmente pelos funcionários do Museu da República, a partir da reunião de transferências de documentos do Museu Histórico Nacional e de doações avulsas diversas. Não foi identificada a data de criação da coleção. Há relatos de que, entre os documentos vindos do MHN, estariam itens doados diretamente por Vargas àquela instituição, enquanto exercia a presidência da República.

Procedência:

Transferência - Museu Histórico Nacional, 1960 a 1983

Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo:

A Coleção Getúlio Vargas reúne textos, discursos, declarações, destacando-se: avaliações sobre o governo Vargas; correspondência sobre assuntos pessoais e políticos; documentos referentes à nomeações, promoções e concessões de títulos; e diplomas a terceiros. Há também documentos pessoais pertencentes a Getúlio Vargas e sua família, tais como diplomas, títulos, homenagens, estampas, discos, recortes de jornais, cartões de visita e blocos de anotações; documentos produzidos após o falecimento de Getúlio Vargas, relativos às investigações sobre sua morte, seu aniversário e questões políticas. Há ainda fotografias e cartões postais com registros de Vargas, seus familiares, personalidades e manifestações políticas. Constam, também, álbuns fotográficos de diversas instituições, cidades e países, oferecidos a Getúlio Vargas.

Sistema de arranjo:

Organizado totalmente

Organização:
O acervo foi organizado em 9 séries e 3 subséries.Correspondência, Departamento de Imprensa e Propaganda, Diversos, Documentos Complementares, Documentos Pessoais, Documentos Visuais, Sonoros e Audiovisuais - Disco, Documentos Visuais, Sonoros e Audiovisuais - Estampa, Documentos Visuais, Sonoros e Audiovisuais - Fotografia, Homenagens, Impressos, Produção Intelectual.

Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso: Com restrição - Estado de conservação Outras condições A maioria dos documentos desta coleção são de consulta livre. Alguns, no entanto, podem ter acesso restrito, visando a preservação de sua integridade física.
Condições de reprodução:

Outras condições:
A reprodução dos itens da coleção e sua utilização em publicações, estudos, etc. não será permitida sem autorização por escrito da Direção do Museu da República, de acordo com as normas de acervo implementadas pela Divisão de Pesquisa e Arquivo Histórico.

Idioma do material:
  • Francês
  • Espanhol
  • Português do Brasil
 
Instrumentos de pesquisa:

Museu da República. Banco de Dados da República (BDR). Rio de Janeiro. Não impressos
Museu da República. Inventário da coleção Getúlio Vargas. Rio de Janeiro. Não impressos

Área de fontes relacionadas
Unidades de descrição relacionadas:

Na instituição :
Coleção Celina Vargas -BR RJMRAHI CV
Coleção Geraldo Calmon - BR RJMRAHI GC

Descrições relacionadas:

Getúlio Dornelles Vargas

Área de notas
Notas:

Data:
Parte do acervo constitui-se de documentos sobre o titular incorporados após a sua morte.

Dimensões:
2.650 fotografias divididas em 16 álbuns.

Pontos de acesso
Assunto:

Centro de Informações de Acervos dos Presidentes da República

Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora: BR RJMRAHI
Nível de detalhamento: Completo
Idioma(s): Português do Brasil
Sites associados
Fim do conteúdo da página