Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1961-1964 | João Goulart

Mandato Presidencial: 08.09.1961 a 01.04.1964

BR RJANRIO D7 - Acervo custodiado pelo Arquivo Nacional

Área de identificação
Código de referência: BR RJANRIO D7
Título: João Goulart
Datas-limite: 1951 - 2000
Nível de descrição: Fundo / Coleção
Dimensão e suporte:

Iconográfico(s) -cartaz(es) - 3 item(ns)
Iconográfico(s) -cópia(s) por contato - 24 item(ns)
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 88 item(ns)
Iconográfico(s) -ilustração(ões) - 2 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 0,14 m

Área de contextualização
Nome de produtor(es):

Goulart, João Belchior Marques

Biografia:

João Belchior Marques Goulart nasceu em São Borja (RS), em 1 de março de 1919, filho de Vicente Rodrigues Goulart e Vicentina Marques Goulart. Formou-se em Direito em 1939, na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Porto Alegre, voltando, então, para São Borja. Começou sua trajetória política em 1946, ao se eleger deputado estadual. Elegeu-se deputado federal nas eleições de 1950. Empossado em fevereiro de 1951, licenciou-se da Câmara Federal para assumir a Secretaria do Interior e Justiça do Rio Grande do Sul. Reassumiu a cadeira de deputado federal em maio de 1952. Em 17 de junho de 1953, foi nomeado ministro do Trabalho por Getúlio Vargas. Em 24 de fevereiro de 1954, foi exonerado do cargo e reassumiu a sua cadeira na Câmara dos Deputados até o suicídio de Vargas, na madrugada de 24 de agosto de 1954. Em 1955, compôs com Juscelino Kubitschek a chapa PSD-PTB para as eleições presidenciais de 3 de outubro. Eleito vice-presidente de Juscelino, organizou, em 1958, a I Conferência Nacional do Trabalho, no Rio de Janeiro. Em 1960, novamente foi candidato a vice-presidência na chapa encabeçada por Henrique Teixeira Lott. Jânio Quadros foi eleito presidente e Goulart vice. Em 25 de agosto de 1961, Jânio renunciou ao cargo. João Goulart só foi empossado em 7 de setembro de 1961. Na madrugada de 31 de março de 1964, um golpe militar derrubou o estado de direito no Brasil e destituiu Goulart, que procurou asilo político no Uruguai.
Faleceu em 6 de dezembro de 1976, vítima de ataque cardíaco, na sua fazenda La Villa, no município argentino de Mercedes.

Entidade custodiadora:

Arquivo Nacional (Brasil) - Sede

História arquivística:

Os documentos iconográficos foram transferidos pela Equipe de Documentos Privados para a Equipe de Documentos Iconográficos em fevereiro de 2002. Informações sobre a entrada: Goulart, Maria Teresa - doação - 2001 - processo n. 320.000091/2002. Em 1 de novembro de 2007, foram entregues à família, por solicitação do João Vicente Goulart, filho do titular, as reproduções digitais dos documentos que integram o fundo. 

Procedência:

Goulart, Maria Teresa - 2001 - doação - 11

Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo:

 Diplomas oferecidos após a morte do titular concedendo a Medalha Tiradentes e incluindo o nome na Ordem do Congresso. Programas de eventos. Bíblia com dedicatória em homenagem ao presidente João Goulart. Recortes de jornais e revistas e periódicos sobre João Vicente Goulart, Maria Teresa Goulart e Denise Goulart. Documentos pessoais. Fotografias, álbuns fotográficos, cópias por contato e ilustrações do titular em solenidades oficiais e em cenas familiares. Cartaz da campanha eleitoral de João Goulart Filho. Cartazetes do filme cinematográfico Jango.

Sistema de arranjo:

Organizado parcialmente

Organização
Acervo organizado em séries por espécies e assuntos e em subséries por gênero documental.
Séries: Documentos Pessoais, Homenagens, Correspondência e Documentos Complementares

Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso: Com restrição - Em tratamento técnico Com restrição - Acessível por meio eletrônico Observações Documentos textuais: acesso por meio eletrônico. Documentos iconográficos: em tratamento técnico.
Idioma do material:
  • Espanhol
  • Português do Brasil
 
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de cópias:

Outros Detentores
Comissão de Anistia (Brasil)
Ministério Público Federal (São Paulo)
Instituto Presidente João Goulart -Brasília
Biblioteca Nacional (Brasil) -Rio de Janeiro -João Goulart

Área de notas
Notas:

Cópias encaminhadas, a pedido, à Comissão de Anistia e ao Ministério Público em São Paulo, entre outubro e dezembro de 2018 (ver Bibliografia).

Responsável da descrição
Debora Pereira Crespo

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

 

Pontos de acesso
Assunto:

Centro de Informações de Acervos dos Presidentes da República

Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora: BR RJANRIO
Nível de detalhamento: Completo
Idioma(s): Português do Brasil
Bibliografia e outras fontes utilizadas: ARQUIVO NACIONAL (Brasil); COMISSÃO DE ANISTIA. Acordo de cooperação técnica. Rio de Janeiro, 5 out. 2018. Diário Oficial da União, n. 197, Seção 3, p. 111, 11 out. 2018. -Não definido ARQUIVO NACIONAL (Brasil); MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (São Paulo). Correspondência. 2º sem. 2018. -Não impressos
Sites associados
Fim do conteúdo da página