Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1909-1910 | Nilo Peçanha

Mandato Presidencial: 14.06.1909 a 15.11.1910

BR RJMRAHI NP - Acervo custodiado pelo Museu da República

Área de identificação
Código de referência: BR RJMRAHI NP
Título: Nilo Peçanha
Datas-limite: 1871 a 1967
Nível de descrição: Fundo / Coleção
Dimensão e suporte:

Documento(s) Textual(ais): 12.69 metro(s) linear(es)
Documento(s) Tridimensional(ais):
insígnia(s): 7 item(s)
medalha(s): 29 item(s)
mobiliário: 17 item(s)
objeto(s) cerimonial (is): 7 item(s)
objeto(s) de castigo e penitência: 1 item(s)
objeto(s) de construção artística e escultura(s): 22 item(s)
objeto(s) de uso doméstico: 43 item(s)
objeto(s) e equipamento(s) de trabalho: 5 item(s)
objeto(s) numismático(s): 3 item(s)
objeto(s) pessoal(is): 54 item(s)
placa(s) de metal: 32 item(s)

Área de contextualização
Nome de produtor(es):

Peçanha, Nilo Procópio

Biografia:

Nilo Procópio Peçanha nasceu na cidade de Campos dos Goitacazes (RJ) em 02 de outubro de 1867, filho de Sebastião de Sousa Peçanha e Joaquina Anália de Sá Freire. Formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Recife em 1887 e, retornando a Campos, dedicou-se à advocacia no período de 1888 a 1890. Foi um dos criadores e também presidente do Clube Republicano em Campos. Elegeu-se deputado à Assembléia Nacional Constituinte (1890-1891) e deputado federal pelo Partido Republicano Fluminense (1891-1903), tornando-se senador em 1903. Renunciou a esse mandato para ser presidente do estado do Rio de Janeiro (1903-1906) e, a seguir, vice-presidente da República (1906-1909). Em decorrência da morte do titular, Afonso Pena, assumiu a Presidência da República de 1909 a 1910.
Retornou ao Senado pelo Estado do Rio de Janeiro em mais dois mandatos (1912-1914 e 1918-1920). Exerceu ainda a Presidência do Estado do Rio de Janeiro (1914-1917) e o cargo de ministro das Relações Exteriores (1917). Em 1921, foi candidato à presidência da República pelo movimento Reação Republicana.
Foi casado com Anita Belisário Peçanha. Faleceu em março de 1924, no Rio de Janeiro.

Entidade custodiadora:

Arquivo Histórico e Institucional do Museu da República

História arquivística:

O Arquivo Nilo Peçanha foi composto, predominantemente, das doações feitas por Anita Belisário Peçanha, viúva do titular, em 1948, e por Armênia Peçanha, irmã do titular, em 1960, ao Museu Histórico Nacional. A documentação foi transferida para o Museu da República nos anos de 1977 e 1983. Formam o acervo, também, documentos avulsos doados diretamente ao Museu da República, em 1967, por Fernando Bruno Pinto, Mário Barreto Franca e Edmundo B. Pinto e uma doação, sem data, feita por Moacyr Colombo. Existem ainda, registros de doações realizadas ao Museu da República nos anos de 1966, 1973 e 1978, sem indicações relativas à sua procedência, bem como registros de doações sem quaisquer informações sobre procedência e data. Embora o acervo seja formado, predominantemente, por documentos produzidos e acumulados pelo titular, também constam documentos sobre Peçanha colecionados por terceiros.

Procedência:

Doação, Anita Belisário Peçanha, 1948 a 1960
Doação, Fernando B. Pinto, 1967
Doação, Mário B. Franca, 1967
Doação, Edimundo B. Pinto, 1967

Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo:

O acervo compreende registros da vida privada e pública do titular, que ao longo do exercício de suas funções acumulou uma vasta documentação. Reúne cerca de 20.000 correspondências, divididas em dossiês e organizadas cronologicamente, recebidas pelo titular e terceiros (em menor volume). Destacam-se como principais assuntos entre as correspondências recebidas pelo titular: pedidos de favorecimentos diversos, valendo-se da sua influência política; cumprimentos e congratulações por sua atuação frente a cargos executivos, legislativos e diplomáticos; informações sobre questões políticas, municipais, estaduais e nacionais, jurídicas financeiras e pessoais.Entre as questões políticas destacam-se aquelas referentes à administração pública; alianças e articulações; pleitos eleitorais; sucessões presidenciais; criação do Ministério da Agricultura; importação e exportação; economia cafeeira; Reação Republicana. Sobre as relações internacionais há documentos relativos às relações diplomáticas estabelecidas pelo Estado brasileiro, com ênfase na participação do país na Guerra Mundial (1914-1918). Entre os assuntos da política fluminense são mais freqüentes aqueles referentes ao desenvolvimento industrial; às atividades político-partidárias e aos processos eleitorais. Entre os principais assuntos na correspondência para terceiros figuram os processos eleitorais e pedidos de favorecimentos diversos.A Coleção conta ainda com desenhos técnicos de motores de automóveis e plantas de terrenos, recortes de jornais e revistas sobre política e assuntos referentes à gestão pública do titular. Reúne produções de Nilo Peçanha e de outros personagens, entrevistas, discursos, manifestos, debates, conferências e livro reunindo mensagem à Assembléia Legislativa do de quando Peçanha era presidente do Estado do Rio de Janeiro.O acervo contém 504 fotografias, principalmente de Nilo Peçanha em inaugurações de obras, visitas, viagens e outros eventos públicos, com destaque para as fotos da campanha Reação Republicana. Há também fotos de Nilo Peçanha com sua esposa, Anita Peçanha, em momentos de lazer e homenagens pós-morte, incluindo registros do enterro.

Sistema de arranjo:

Série Correspondência
Série Documentos Complementares
Subsérie Homenagem
Subsérie Correspondência
Série Documentos Pessoais
Série Documentos visuais, sonoros e audiovisuais
Subsérie Fotografias
Subsérie Plantas e desenhos técnicos
Subsérie Diversos
Série Produção intelectual
Série Questões forenses
Série Reação Republicana
Série Recortes
Série Temas estaduais
Série Temas municipais
Série Temas nacionais
Série Documentos não-seriados

Área de condições de acesso e uso
Condições de reprodução:

Reprodução permitida mediante autorização por escrito da direção do Museu da República.

Idioma do material:
  • Português do Brasil
Instrumentos de pesquisa:

Museu da República. Banco de dados da República (BDR). Rio de Janeiro. Não impressos.

Área de fontes relacionadas
Unidades de descrição relacionadas:

Outros detentores :
Museu Histórico e Artístico do estado do Rio de Janeiro, Niterói/RJ, BR/MHAERJ/MHAERJ/NP/

Notas de publicação:

PINTO, Suarama Conde Sá. A correspondência e a dinâmica política na primeira república. Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 1998

Pontos de acesso
Assunto:

Centro de Informações de Acervos dos Presidentes da República

Nomes: Peçanha, Nilo Procópio (Produtor); Peçanha, Anita Belisário (Produtor)
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora: BR RJMRAHI
Nível de detalhamento: Completo
Idioma(s): Português do Brasil
Sites associados
Fim do conteúdo da página