Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1914-1918 | Wenceslau Braz Pereira Gomes

Mandato Presidencial: 15.11.1914 a 15.11.1918

BR RJCPDOC VB - Acervo custodiado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - FGV

Área de identificação
Código de referência: BR RJCPDOC VB
Título: Wenceslau Braz Pereira Gomes
Datas-limite: 1880 a 1966
Nível de descrição: Fundo / Coleção
Dimensão e suporte:

Documento(s) Bibliográfico(s): artigo de periódico: 10 item(s); exemplar de periódico: 50 item(s)
livro(s): 44 item(s); periódico(s): 32 item(s)
Documento(s) Iconográfico(s): cartão (ões) postal (is): 6 item(s); fotografia(s): 37 item(s); negativo(s) fotográfico(s): 8 item(s)
Documento(s) Textual(ais): 6184 item(s)

Área de contextualização
Nome de produtor(es):

Gomes, Wenceslau Braz Pereira

Biografia:

Advogado, nascido na cidade de São Caetano da Vargem Grande, hoje Brasópolis, estado de Minas Gerais, em 26 de fevereiro de 1868. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo (1890). Promotor público em Jacuí e, mais tarde, de Monte Santo, onde também foi prefeito (1890-1891). Deputado estadual pelo Partido Republicano Mineiro - PRM (1892-1898). Foi secretário do Interior, Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (1898-1902). Eleito deputado federal pelo Partido Republicano Mineiro (1903), tornando-se líder da bancada mineira e, pouco depois, da maioria no Congresso. Assumiu a presidência de Minas Gerais em 1909. Elegeu-se vice-presidente da República (1910) na chapa de Hermes da Fonseca. Fundador e presidente da Companhia Industrial Sul-Mineira (1912). Por meio de eleição direta, assumiu a presidência da República em 15 de novembro de 1914. Membro da comissão executiva do PRM (1929-1930). Membro do Conselho Supremo da Legião Liberal Mineira (1931-1932). Foi um dos organizadores e membro da comissão diretora do Partido Social Nacionalista (1932). Presidente da Companhia Industrial Força e Luz de Itajubá; da Fábrica de Tecidos Codorna; do Banco de Itajubá. Faleceu na cidade de Itajubá, estado de Minas Gerais, em 15 de maio de 1966.

Entidade custodiadora:

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil FGV

Procedência:

Doação, Rúbia Brás Bueno do Prado, 1986

Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo:

O arquivo é composto basicamente de correspondência, na qual encontram-se dados sobre a vida privada e a atuação pública do titular. A correspondência classificada como pessoal, enviada a parentes e amigos, inclui comentários sobre a política nacional e local. A série Atividades Privadas refere-se à Rede Sul Mineira, à Companhia Industrial Sul Mineira e à firma Brás e Cia., empreendimentos particulares de Venceslau Brás. A documentação relativa à atuação pública do titular trata de assuntos diretamente ligados às funções que exerceu, bem como de temas políticos gerais. É importante destacar que o " arquivo é de fundamental importância para pesquisadores interessados nas relações políticas durante a República Velha, especialmente aqueles voltados para o estudo da política mineira e posição dentro do cenário nacional. Dentre os documentos que dizem respeito à vice-presidência da República, merecem destaque especial os referentes a assuntos econômicos e financeiros (onde estão documentadas as negociações para obtenção de empréstimos no exterior, inclusive aquelas que resultaram na realização do segundo "funding loan"), política mineira e assuntos nacionais, especialmente aqueles relativos à sucessão presidencial de Hermes da Fonseca. A documentação sobre a gestão de Venceslau Brás na presidência da República é a de maior volume. Contém importantes informações a respeito da posição do Brasil e da conjuntura internacional durante a Primeira Guerra Mundial, bem como acerca de assuntos relacionados ao conflito: propaganda do Brasil no exterior, emissão de títulos e moedas, relações comerciais durante a guerra, produção e comercialização de carvão e café, colônias alemãs no Brasil etc. Quanto ao cenário nacional, encontram-se documentos referentes às crises políticas nos estados, quase sempre relacionadas a reconhecimentos de processos eleitorais e à participação do titular na solução da Campanha do Contestado. Significativa também é a correspondência trocada entre Venceslau e Delfim Moreira, presidente de Minas Gerais (1914-1918). Na série Assuntos Gerais encontram-se organizados documentos posteriores à gestão do titular na presidência da República, referentes à política nacional e mineira, pedidos, assuntos diversos, documentos de José Brás, seu filho, entre outros. DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS: as fotografias retratam basicamente ambientes familiares. Destaca-se registro de encontro do titular com Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra. Existem também fotografias de episódios políticos na cidade de Itajubá, porém sem maiores identificações. DOCUMENTOS IMPRESSOS: o material abrange fundamentalmente o período da gestão do titular na presidência da República, destacando-se publicações sobre a República Velha e especialmente sobre a política mineira. Compreende ainda relatórios e estatutos referentes à Companhia Industrial Sul Mineira, à Companhia Industrial Força Luz de Itajubá e ao Banco Itajubá, empreendimentos particulares do titular Sistema de arranjo

Sistema de arranjo:

Organizado totalmente

Organização:
Documentos textuais: o arquivo está organizado em 12 séries: Documentos Pessoais, Correspondência Pessoal, Atividades Privadas, Secretário do Interior de Minas Gerais, Deputado Federal, Presidente do Estado de Minas Gerais, Vice-Presidente da República, Presidente da República, Assuntos Gerais, Produção Intelectual, Documentos Complementares e Recortes de Jornais.

Área de condições de acesso e uso
Condições de reprodução:

Copyright:
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil

Outras condições:
Caso os documentos textuais estejam microfilmados, são fornecidas cópias exclusivamente a partir dos microfilmes. Para os documentos não microfilmados, são fornecidas cópias xerográficas. A reprodução de fotografias pode ser obtida em papel fotográfico ou em meio digital, mediante a assinatura do Termo de cessão de direito de uso da imagem.

Idioma do material:
  • Português do Brasil
Instrumentos de pesquisa:

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Guia de acervos CPDOC. 3ª. Rio de Janeiro. CPDOC. 1996. 264p. Impressos, em livros e folhetos.

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Sistema Acessus. Rio de Janeiro. 05/2000. Não impressos.

Área de notas
Notas:

Após o processo de informatização do acervo do CPDOC, a consulta aos documentos passou a ser feita por meio do Sistema Acessus, acessível no Portal do CPDOC (www.cpdoc.fgv.br). Os antigos catálogos e inventários em suporte papel, embora disponíveis na Sala de Consultas, não têm sido mais utilizados.

Pontos de acesso
Assunto:

Centro de Informações de Acervos dos Presidentes da República

Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora: BR RJCPDOC
Nível de detalhamento: Completo
Idioma(s): Português do Brasil
Sites associados
Fim do conteúdo da página