Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Como Usar

No Centro de Referência de Acervos Presidenciais o usuário encontrará informações sobre os acervos documentais privados dos ex-presidentes da República, assim como das entidades que detém a guarda desses acervos e informações biográficas dos próprios ex-presidentes. A localização dessas informações poderá ser feita por três entradas (em destaque na página principal): Presidentes, Acervos e Instituições/Entidades Custodiadoras.

 

Em “Presidentes”, disponibilizamos as informações sobre os produtores de cada um dos acervos. Clique na foto do presidente para localizar informações como o contexto geral de seu período como presidente executivo do Brasil, a localização de seu acervo, seus dados biográficos e endereços de consulta para outras informações, se disponíveis. A fonte utilizada para as biografias dos presidentes foi a publicação Os presidentes e a República: Deodoro da Fonseca a Dilma Rousseff (Arquivo Nacional, 2012). Os dados estão em consonância com a Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias – ISAAR (CPF).

 

Em “Acervos”, encontramos as informações referentes às descrições arquivísticas dos Fundos/Coleções (arquivísticas, bibliográficas e museológicas) dos ex-presidentes. Nota-se que abaixo de cada imagem dos presidentes, visualizamos também a identificação de seu acervo, fazendo referência, inclusive, à instituição custodiadora – por isso podemos encontrar o mesmo presidente com diversas entradas diferentes. Ao clicarmos nas imagens, visualizamos informações como tipos e espécies documentais, dimensão do acervo, histórico e suas condições de acesso e uso. As informações apresentadas estão de acordo com a Norma Internacional de Descrição Arquivística - ISAD(G).

 

Em “Instituições/Entidades custodiadoras”, visualizamos as informações sobre as entidades públicas e privadas que detêm a guarda e promovem o acesso desses acervos. Ao lado esquerdo da página, localizamos também os estados brasileiros onde se encontram essas entidades assim como uma lista nominal dos presidentes, levando à descrição das entidades que guardam esses acervos. As descrições destas entidades estão normalizadas segundo a Norma Internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico – ISDIAH.

 

 

Fim do conteúdo da página