Apresentação
Histórico
O surgimento do Centro de Referência de Acervos Presidenciais pode ser inserido em um contexto de estabelecimento de políticas de preservação de acervos de ex-presidentes, observado no Brasil, pós anos 1980. O Centro foi criado pela Lei nº 8.394 e regulamentado pelo Decreto nº 4.344, de 30 de dezembro de 1991 e 26 de Agosto de 2002, respectivamente. Além de criar o Centro, a Lei instituiu a Comissão de Memória dos Presidentes da República e definiu o papel dos Membros Titulares na preservação dessas informações – instituições como o Arquivo Nacional, a Biblioteca Nacional, o Museu da República, a Coordenação de Documentação da Secretaria-Geral da Presidência da República e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Coube, portanto, ao Arquivo Nacional reunir informações sobre os acervos documentais privados de ex-presidentes, disponibilizando-as neste Centro de Referência.
Neste site o usuário encontrará informações sobre os acervos documentais privados dos ex-presidentes da República, assim como das entidades que detém a guarda desses acervos e informações biográficas dos próprios ex-presidentes. A localização dessas informações poderá ser feita por três duas entradas (em destaque na página principal): Presidentes e Instituições/Entidades Custodiadoras.
Em “Presidentes”, disponibilizamos as informações sobre os produtores de cada um dos acervos. Clique na foto do presidente para localizar informações como o contexto geral de seu período como presidente executivo do Brasil, a localização de seu acervo, seus dados biográficos e endereços de consulta para outras informações, se disponíveis. A fonte utilizada para as biografias dos presidentes foi a publicação Os presidentes e a República: Deodoro da Fonseca a Dilma Rousseff (Arquivo Nacional, 2012). Os dados estão em consonância com a Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias – ISAAR (CPF).
A grafia dos nomes dos Presidentes está de acordo com o padrão adotado nas publicações do Arquivo Nacional e segue as diretrizes internas de padronização e estilo de sua área editorial. Como isso, realizamos a atualização da grafia de nomes próprios de pessoas falecidas, prática amplamente recomendada no meio editorial.
O objetivo dessa atualização é evitar divergências de grafia entre diferentes materiais e produtos institucionais, garantindo uniformidade e clareza. Vale ressaltar que, em bases de dados, é comum incluir as variações de grafia para facilitar a busca e o acesso. No entanto, nos textos publicados, utiliza-se a grafia conforme o português contemporâneo.
Em “Instituições/Entidades custodiadoras”, visualizamos as informações sobre as entidades públicas e privadas que detêm a guarda e promovem o acesso desses acervos. Ao lado esquerdo da página, localizamos também os estados brasileiros onde se encontram essas entidades assim como uma lista nominal dos presidentes, levando à descrição das entidades que guardam esses acervos. As descrições destas entidades estão normalizadas segundo a Norma Internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico – ISDIAH.
Espera-se que este sítio do Centro de Referência seja um ativo instrumento de disseminação de informações sobre a história contemporânea do Brasil, em especial sobre o exercício presidencial, estimulando, com isso, a produção de conhecimento sobre nosso país.